jusbrasil.com.br
17 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    “2020 será um ano perdido para a Educação”. Será?

    Diante das sérias dificuldades que as escolas e faculdades estão enfrentando para se manter funcionando durante esse período de pandemia, muitos tem se perguntado: 2020 é um ano perdido para a educação?

    Yuri Jackson, Advogado
    Publicado por Yuri Jackson
    ano passado

    Essa pergunta revela os nossos preconceitos sobre a Educação. Estamos tão acostumados a pensar que Educação é sinônimo de “passar no vestibular” ou “garantir um emprego”. Contudo, não se deixe enganar, a educação é muito maior do que uma nota em uma avaliação.

    Se entendermos bem a natureza da educação entenderemos que 2020 NÃO será um ano perdido.

    No artigo 1º da nossa Lei Nacional de Diretrizes e Bases, podemos encontrar o conceito de Educação para o legislador:

    “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

    Na mesma lei, ficou definido que o Estado se limita a organizar a educação escolar que se desenvolve por meio do ensino, em instituições próprias.

    Ou seja, o legislador deixa claro que o ensino é uma forma de contribuir para a Educação e não sua essência. Ela é um processo muito maior do que o ensino, maior até do que o Estado.

    A Educação é fruto de um processo plural, diversificado, e, por óbvio, não está limitado à sala de aula.

    Sim, estamos vivendo uma crise sem precedentes na história. Nenhuma instituição de ensino no mundo pode prever a situação. Mesmo assim estão todas lutando bravamente para garantir que ela, a EDUCAÇÃO, chegue a quem é de direito. E nessa escola da vida somos todos alunos.

    Sabemos que o ensino remoto não é o melhor. Nada substitui a presença. Mas até essa lição a pandemia vai deixar de herança para os mais aficionados pela tecnologia.

    Por essa razão entendemos que 2020 não é um ano perdido. Afinal, estamos vendo a história acontecer diante dos nossos olhos! Não podemos perder essa aula. O ano de 2020 será lembrado como um ano de muitos aprendizados e aqueles que entenderem essa oportunidade, sairão dele muito maiores do que entraram.

    CLIQUE AQUI para receber notícias e informações atualizadas sobre direitos das instituições de ensino diretamente no seu whatsapp. Nosso escritório atua em todo o Brasil, oferecendo consultoria e assessoria jurídica para instituições de ensino desde 2010. Para entrar em contato com o autor deste artigo acesse: https://www.yurijackson.com.br

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)